“Nossa parceria com o IBS vem desde 2021. Desde, então, os jogos Piquenique e Bons Negócios foram incorporados à nossa rotina de ensino e aprendizagem”. O depoimento é da professora de Geografia, Vanderlize Lima, da Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle, no município de Sapiranga (RS); e ela complementa: “na minha disciplina, aproveitamos ao máximo os jogos para trabalhar a questão econômica. Mas temos disciplinas, como Educação Física, onde a professora aborda os temas saúde e alimentação saudável, além das gincanas”, pontua.
A turma piloto, formada por cerca de trinta alunos do 7º Ano, passou a utilizar o PIC$ para a compreensão de questões importantes nas relações econômicas e humanas, como o endividamento, o consumo, além de fazer os alunos pensarem sobre gastos e a avaliação de atitudes que podem refletir no dia a dia. “A ideia é ampliar essa cobertura, levando os jogos para outras escolas. Já estamos nos preparando para uma gincana no aniversário da La Salle, no mês de outubro, quando vamos aplicar o jogo PIC$ para cerca de 130 alunos do 6º ao 9º Ano”, explica a professora.
No que se refere à Educação Financeira, Vanderlize utiliza os espaços da escola, como uma espécie de laboratório para seu público-alvo. Daí, compartilha o aprendizado com professores e estudantes de outras quatro escolas onde atua. O novo jogo PIC$ BIO, já recebido pela escola, também será utilizado nas atividades deste ano.