Os educadores de Imperatriz (MA) têm ampliado oportunidades de trabalhar a Educação Financeira de forma criativa e dinâmica na Escola Municipal Dom Marcelino. A educadora Maria José Damacena aproveitou uma aula sobre cartazes publicitários para envolver a turma na produção de materiais de divulgação do que seria o próprio negócio dos alunos.
A turma do 3º ano fez dessa oportunidade um momento de empreendedorismo, elaborando propostas de barracas de fruta, sorvete, calçados e até um supermercado, com todo o planejamento para trabalhar a comunicação com os possíveis clientes da loja escolhida. O que seria uma prática em sala de aula foi parar no grupo das mães dos alunos, que logo apoiaram a ideia de levar a atividade para a praça da cidade, resultando na montagem da “I Feira Publicitária do Pequeno Empreendedor”.
“Logo que compartilhei a ideia no grupo da turma, as mães apoiaram e fomos da teoria à prática, confeccionando o que iríamos expor nas barracas. No dia do evento, montamos os espaços na praça da comunidade. A turma vendeu seus produtos e conseguiu arrecadar um bom dinheiro. Foi emocionante”, afirmou a educadora.
Na Escola Municipal João Silva, os alunos trabalharam uma receita de pudim de leite ninho sem precisar de forno. A prática envolveu atividades de Português e Matemática e a turma trabalhou a partir da receita, com uma leitura coletiva e de interpretação.
“O pudim foi dividindo de acordo com as frações. No final, conseguimos dividir em 34 pedaços, para fazermos a degustação. Os alunos ficaram encantados com a facilidade de fazer o pudim de leite sem forno, de forma econômica, sem precisar gastar gás. Fui surpreendida com a turma compartilhando fotos dos pudins que tinham feito em casa. Essa foi uma das atividades que partilhei com meus colegas ressaltando que, a partir do contato com os jogos, passei a ter mais facilidade no planejamento interdisciplinar”, explicou a educadora Janete Oliveira.