Em Vista Serrana (RS) os alunos da Escola José Gil Xavier de Farias participaram de uma atividade prática sobre compra, venda, lucro e até análise de prejuízos após uma prática de Educação Financeira e empreendedorismo na escola.
O educador Bazílio Custódio elaborou uma proposta dinâmica com os alunos, confeccionando notas de dinheiro fictício para distribuir à turma de acordo com o desempenho num simulado de matemática feito em sala de aula. Cada questão acertada valia 1 nota a mais, que faria toda a diferença na etapa seguinte da atividade.
“Fiz o simulado e quem acertou uma questão recebeu um real. Quem acertou 10 recebeu 10 reais. Dos 30 alunos, os que tiveram a maior nota se tornaram os fornecedores dos produtos para serem revendidos. Colocamos pipoca, pirulito, chiclete, paçoca. Foi uma proposta muito divertida”, relatou o educador.
Os alunos fornecedores compraram entre eles cada um escolhendo um produto e montaram seu espaço para revender para o resto da turma. Ao final da atividade todos participaram de um debate sobre os resultados e fizeram anotações para saber quem teve lucro e quem teve prejuízo nas vendas.