Abrindo a jornada de visitas e acompanhamento das ações na Paraíba, a equipe IBS teve sua primeira parada em Queimadas (PB), já somando registro de ações integradas a todas as disciplinas do currículo escolar, contando com apoio e mobilização da gestão municipal.
Segundo Raquel Castanha, secretária de educação, a parceria com o IBS só tem se fortalecido diante do reconhecimento e credibilidade dos resultados do projeto, que chegou para toda a rede municipal. “Sempre fui encantada pelos projetos do IBS. O projeto tem mudado a vida de crianças e educadores. Com os jogos, os alunos têm aprendido a lidar com o dinheiro. Antes, nosso projeto de educação empreendedora ensinava como vender, mas eles não tinham noção do que era o lucro e do que era o investimento. Depois dos jogos, eles passaram a entender o quanto estão gastando, como se planejar e o custo final dos produtos”, ressaltou.
As atividades já têm repercutido grandes projetos nas escolas do município da zona urbana à zona rural, com propostas de reaproveitamento, educação ambiental e até a melhora na leitura fluente dos alunos. Na Escola Eva Vilma, foi feita uma arrecadação de fundos para o lançamento de livros produzidos pelos próprios alunos em sala de aula.
“Recebemos o projeto inicialmente com um certo receio, por conta das demandas da escola, mas, na verdade, o projeto contribuiu para abordarmos as atividades de forma mais leve e dinâmica. No início do ano nenhum de nossos alunos era fluente. Hoje já estamos com 60% e vamos chegar aos 80%. São muitas as propostas que se integram e fortalecem as ações pedagógicas na escola”, ressaltou Jussiara Valente, coordenadora da Escola Eva Vilma.
Já na Escola Carlos Ernesto, a turma conseguiu mobilizar uma ação de empreendedorismo e sustentabilidade, promovendo a produção de essências para desinfetante, reutilizando a água que seria jogada fora no bebedouro da escola. A proposta tem conseguido um bom recurso com vendas que já se estenderam para a comunidade escolar, destacando o protagonismo dos alunos em todo o processo de planejamento, produção e até a escolha de um slogan, desenhado em sala de aula para potencializar a divulgação e as vendas na escola.