O São João da Escola Municipal João Silva, em Imperatriz (MA), marcou a culminância de um festival de boas práticas interdisciplinares, envolvendo sustentabilidade, educação financeira e incentivo à leitura, sendo trabalhados durante todo o semestre e promovendo o protagonismo dos alunos.
Com o tema “Arraiá dos 4 R’s”, a festa foi toda planejada destacando os 4 pilares trabalhados integrados às atividades de educação financeira: Reconhecer, Registrar, Revisar e Realizar. A proposta abraçada por toda a turma, teve seu primeiro passo ainda no início do ano, com a produção de cofres individuais e coletivos, estabelecendo metas para a turma alcançar, além de várias iniciativas de mobilização da escola e comunidade, incluindo um bazar de material escolar, um bingo e uma rifa com os pais dos alunos.
O resultado foi apresentado durante o São João, numa manhã de diversão com rodada de jogos de educação financeira, pescaria voltada ao tema e ainda a abertura dos cofres, apresentando os valores arrecadados que será destinado para a produção de um livro de poemas visuais a partir de textos realizados pelos próprios alunos. A festa contou ainda com um leilão de uma bolsa sustentável, feita com 370 latas de garrafa PET, que fez sucesso na escola, reforçando sobre a conscientização ambiental e a importância do reaproveitamento, que pode oportunizar geração de renda na comunidade.
“Tem sido maravilhoso o envolvimento dos alunos e das famílias nas atividades. Aproveitamos o Arraiá para fazer o registro dos valores arrecadados nos cofres individuais, com momento de troca sobre os desafios e resultados alcançados nessa proposta sobre o poupar e finalizamos entregando certificados às famílias dos alunos. A cada 15 dias os pais recebem uma tarefa de casa sobre educação financeira para serem trabalhadas com seus filhos e eles tem participado ativamente”, relatou a educadora Janete Oliveira, responsável pelo projeto na escola.