Professora do ensino fundamental do quadro efetivo da Prefeitura do município de Cantá (RR), Ângela Maria Mendes de Almeida conheceu o IBS em 2021. Foi quando assumiu o departamento de Programas e Projetos na secretaria de educação do município.
Com a missão de fazer adesão ao projeto de Educação Financeira e incluir todas as escolas da rede, ela se inscreveu no curso e pôde conhecer mais sobre as estratégias e metodologias apresentadas nas formações. “O que faz toda a diferença nos cursos do IBS são a disponibilidade de horário, a interação nas aulas e, principalmente, o acompanhamento nos grupos de WhatsApp durante o período do curso. Os tutores estão sempre à disposição para tirar as dúvidas”, conta ela.
Após completar o curso de Educação Financeira, vieram o de Educação Ambiental e o de Planejamento Pedagógico. Mas ela garante que não vai parar aí. “Os cursos ajudaram muito a melhorar nossa prática, fortalecer o nosso conhecimento e aprendizado, uma vez que nos incentiva a praticar novas metodologias e trocas de experiência”, garante.
Presente no Encontro Nacional de Educação Financeira de Campina Grande (PB) em 2023, foi exposta a novas ideias e práticas pedagógicas e teve a oportunidade de conhecer a realidade da educação de outros municípios. “Falei da nossa realidade e gravei vídeo falando das nossas práticas e de como o Instituto estava nos ajudando no desenvolvimento da educação no nosso município”, empolga-se.
Ao fazer adesão do município ao projeto de Educação Financeira, Ângela assumiu para si o compromisso de replicar a formação a todos os educadores. Recebidos e distribuídos a todas as escolas, a princípio os jogos Piquenique e Bons Negócios despertaram certo estranhamento nos educadores. “Para divulgar o projeto e os cursos na plataforma, comecei a participar dos encontros pedagógicos nas escolas usando uma hora para apresentar a dinâmica dos jogos. Foi um momento para que pudessem conhecer e aprender a trabalhar com esse material tão rico em metodologias para o aprendizado”, relatou ela sobre a importância de incentivar as novidades.
Todo o esforço compensou. Hoje a rede municipal de Cantá tem 60% dos professores trabalhando com os jogos. “Só posso agradecer por tudo que aprendi e estou aprendendo ainda. Aonde eu for, sempre vou falar bem do instituto, que realmente tem compromisso com a melhoria da educação no Brasil”, finaliza.