Conceito foi desenvolvido por educadora de Serra do Mel-RN e caiu nas graças da turma
Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental estão realizando as compras de mercado para suas casas. Eles precisam escolher os produtos, observar se os preços cabem no orçamento do lar e mais: passar todos na caixa registradora, anotando os preços.
Trata-se, é claro, de uma atividade lúdica e muito criativa promovida pela professora Edineide Guilherme de Oliveira, da Escola Municipal Vila Paraná, em Serra do Mel, no Rio Grande do Norte. A educadora cursou a formação EaD do projeto de Educação Financeira com os jogos Piquenique e Bons Negócios, onde buscou inspiração.
“Os jogos de Educação Financeira comprovam como este método é eficiente e atrativo para trabalhar a Educação Financeira na escola”, explica Edineide. “Isso me inspirou a criar essa atividade lúdica, a fim de introduzir os alunos nesse universo das compras e do orçamento doméstico”.
A educadora criou a lista dos produtos e as fixou na parede da classe. Cada item tem uma respectiva ficha, que pode ser escolhida pelos alunos mediante o pagamento de dinheiro fictício. E também foi elaborada uma caixa registradora, na qual os alunos se revezavam para anotar os preços e somar os custos.
“Acreditamos que este tipo de atividade, além de trabalhar a criatividade deles, também incentiva o planejamento financeira e traz a percepção da importância de poupar e planejar os gastos”, ensina a professora Edineide, pronta para seguir os trabalhos, também com o jogo Piquenique!