A semana do Dia do Consumidor na Escola Municipal Alfredo Avelin, em Bento Goncalves (RS), foi marcada por muita produção autoral, debates e reflexões com direito à poesia. Comandada pela educadora Jucele Glowacki, a atividade trouxe aos seus alunos do ensino médio um espaço para a expressão, reflexão e debates sobre suas prioridades e a importância do consumo consciente. Tendo como base o poema “Eu, etiqueta”, de Carlos Drummond de Andrade, que alerta para o consumismo, onde o sujeito do poema chega a perder a sua própria identidade ao tentar se encaixar num status que não lhe representa, foi aberto um espaço para o debate em sala sobre o tema e uma atividade prática para os alunos criarem sua própria etiqueta.
“Fizemos um momento de reflexão em sala sobre o consumismo, e pedi para os alunos criarem a sua etiqueta ilustrando o que importa na vida e na personalidade de cada um, gostos e qualidades que não querem perder, mesmo com toda influência da mídia. Foi um momento de muita troca e participação da turma. Senti que eles gostaram bastante e conseguiram identificar a proposta da poesia. Alguns mencionaram que se sentiam outdoors ambulantes – o que, em sua maioria, compravam pelas marcas em suas vestimentas”, destacou a educadora.
Diante do engajamento dos alunos na pesquisa e apresentação nos debates, a educadora aproveitou a semana do consumidor para provocar mais um desafio reflexivo em sala de aula. Após a leitura dos principais direitos do consumidor, os alunos tiveram a missão de buscar situações nas quais poderiam utilizar desses direitos garantidos em lei, e trazer uma apresentação com produção de cartazes e folders informativos. O resultado foi exposto na escola com muita criação autoral e pontos importantes para serem reforçados para a toda a comunidade.