As aulas de Educação Financeira têm movimentado muitas práticas em campo, com a turma elaborando desde a lista de compras e análise de preços dos encartes dos supermercados locais, até a comparação nos mercados, seguindo a estratégia e o planejamento feito em sala de aula.
Em Pitimbu (PB), os alunos do 8º ano da EMEF Leonor Freire Tavares têm participado de debates sobre o consumismo, conceitos de poupar e investir, estudo sobre o orçamento familiar e elaboração da lista de compras para a atividade em campo no supermercado local.
Na EMEF Maria Tavares Freire, o professor de matemática Edson Azevedo relata que os alunos surpreenderam nas atividades trabalhadas em sala, envolvendo porcentagem, operações aritméticas e proporcionalidade. “Pensei que os alunos teriam mais dificuldade, que poderiam não gostar do Bons Negócios, porque ele envolve mais cálculos e é mais trabalhoso. Mas, para minha surpresa, eles amaram”, ressaltou. Nas mesmas turmas, a professora de Língua Portuguesa aproveitou para trabalhar a fluência leitora, interpretação e produção textual.
Em Barreiros (PE), os estudantes da Escola Municipal Joel Carlson estão participando de saídas de campo, com pesquisa de preço no supermercado e na feira livre da cidade, aproveitando o aprendizado fomentado em sala com utilização do Piquenique.
Em Nova Russas (CE), a educadora Maria Leonisia Soares já tornou as atividades em campo uma prática recorrente. “Eu fiz um projeto em que levo os alunos para pesquisar preços no mercado do bairro. Todos os anos nós preparamos esse momento com os alunos, para acompanharem de perto o comparativo dos valores dos produtos e a organização do orçamento para as compras no supermercado”, ressaltou.