O Projeto Jogos de Educação Financeira foi apresentado a uma turma de alunos do SENAI, em Irecê/BA, que estão se profissionalizando no curso de Aperfeiçoamento Industrial – Módulo Assistente Administrativo!
A atividade foi realizada na última sexta-feira, dia 19 de junho, a convite da Professora Valcilene Batista, que ministra a disciplina de Raciocínio Lógico e Análise da Dados e conheceu o projeto a partir da capacitação promovida junto a equipe técnica da Secretaria Municipal de Irecê, que hoje, segue fomentando o aprendizado com os jogos educativos através de atividades pedagógicas desenvolvidas dentro das escolas do município.
Envolvendo uma turma de cerca de 20 alunos, com idade entre 14 e 21 anos, a proposta foi apresentada mostrando desde o vídeo institucional, sobre as ações já realizadas em escolas de várias regiões do Brasil, até a demonstração das regras, tutoriais e os conceitos de educação financeira que são trabalhados de forma lúdica e dinâmica através do material com os jogos.
Segundo o educador, Nelson Rodrigues, que faz parte da equipe técnica da SME de Irecê, a experiência abriu outras oportunidades para trabalhar as ações do projeto para além do ensino fundamental, podendo explorar diferentes habilidades e competências voltadas para a Educação Profissionalizante com realidades mais próximas das demandas do mercado de trabalho.
“Em princípio o objetivo inicial era verificar o comportamento dos alunos e alunas em relação ao entendimento das regras, tomada de decisões e a interação dos grupos, mas diante de algumas demandas apresentadas pelos jogadores e jogadoras, começamos a interagir no sentido tornar as regras mais claras e participando de algumas discussões geradas por eles mesmos em relação comportamentos associados à alimentação saudável, economia solidária, responsabilidade social, educação financeira, entre outros”, ressalta Nelson.
Para a professora Valcilene, o projeto permite que seja trabalhada a educação financeira em várias vertentes, não só aprimorando cálculos e conceitos da matemática, como a partir da produção textual e de pesquisa sobre o conteúdo.
“Após conhecer os jogos percebi como algumas de suas finalidades o acolhimento e trabalho em equipe. Em relação à disciplina os jogos oferecem várias ferramentas para que os alunos trabalhem o raciocínio lógico, o trabalho em equipe além de apresentar um jogo novo com várias estratégias para que eles apresentem em registro escrito a vivência com os jogos de Educação Financeira”, enfatiza, Valcilene.
A proposta logo foi bem aceita pelos alunos, que dentro dos debates em sala, levantaram questões importantes sobre empreender, investir e economizar, que fazem parte dos conceitos apresentados de forma lúdica através dos jogos educativos.
“ O jogo permite que a gente treine nossas habilidades matemáticas, interpessoais, e nos faz refletir e analisar a cerca das nossas decisões com base nos dados e consequências em questão, e tudo isso se faz necessário e útil dentro do nosso curso, com também na vida em geral”, disse a estudante Hanna Fernandes.
“Ao jogarmos, observamos que através da lógica e estratégia aprendemos a economizar e tomar decisões que precisaram ser cumpridas. O jogo estimula o nosso raciocínio de educação financeira”, ressaltou a aluna Rita de Cássia.
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