A turma do 4º e 5º ano da E. E. Arthur Guimarães, da capital paulista, tem recebido uma missão importante de repassar conhecimento e até fiscalizar sobre o descarte correto dos recicláveis na escola.
Como parte das atividades que foram trabalhadas em sala com os jogos Piquenique – e destacando que Educação Financeira e sustentabilidade caminham juntas -, os monitores têm passado nas salas das turmas menores, do 1º e 2º ano, compartilhando o aprendizado com os jogos e conscientizando sobre a importância da preservação ambiental.
Segundo a educadora Rosângela Silva, a proposta envolve ainda os ativistas itinerantes que além de passar nas salas se revezam no intervalo da escola, próximo as lixeiras para os reciclados, passando as orientações corretas de descarte. “Pelo bom desempenho dos alunos que participaram do projeto, os nomeamos como ativistas ambientais e da Educação Financeira da escola e da vida, onde eles desenvolvem ações ensinando aos demais colegas. Em cada intervalo há ativistas no pátio para ensinar as crianças a fazerem o descarte correto. As ações englobam também o Projeto de Incentivo à Leitura na qual eu faço a mediação nas turmas com essas temáticas”, ressaltou.
A coleta seletiva na escola, tem um propósito ainda maior com um projeto solidário na região. As tampinhas e lacres coletados serão repassados para uma ONG que reverterá em cadeiras de rodas e os demais materiais serão separados para outras atividades na escola. A proposta prevê ainda incorporar a tecnologia nas atividades, com um robô ambientalista que estará junto nessa missão com os alunos.