Em Pojuca (BA), a turma do 5º ano da Escola João da Costa Libório recebeu a missão de promover um bazar solidário dentro da escola, onde cada um assumiu um papel importante para o andamento da proposta, mesmo com cédulas criadas em sala.
Cada aluno ficou com uma responsabilidade, dividindo-se em tarefas como caixa, atendente e até segurança para garantir o funcionamento do bazar. Diante do desempenho da turma, a educadora Iracione Barreto incluiu o projeto no evento “Escola na Praça”, da Secretaria Municipal de Educação. Segundo ela, a proposta se tornou até pesquisa para o TCC de sua especialização em Matemática. Além disso, ela segue participando das formações de Ensino à Distância (EaD) e já está inscrita no curso de Alfabetização e Letramento Matemático.
“Nossos alunos amaram a vivência do jogo Piquenique. Com o que praticamos com os jogos, levamos para a proposta do bazar solidário, permitindo que eles conhecessem melhor sobre o troco, sobre a compra e venda dos produtos. Percebi que, após a atividade com os jogos, eles compreenderam melhor a tomada de decisão. Só tenho a agradecer ao projeto pela oportunidade de aprender a inovar minha prática pedagógica”, ressaltou.
O desempenho da turma no bazar gerou uma conquista para toda a escola, que conquistou o título “Escola Cidadã”, pela Secretaria de Educação, pelo trabalho realizado no evento, que mobilizou ainda a arrecadação de 30 litros de óleo durante a ação. O dinheiro arrecadado no evento possibilitou uma festa de encerramento da turma do 5º ano.