Para além dos cofrinhos já preparados em sala de aula, a turma do 9º ano da E.E.E.M. Prof. José Veridiano Ferreira, em Canguçu (RS), estabeleceu uma meta de conscientização financeira, com atividades práticas envolvendo desde pesquisa, análise econômica e até aplicação do dinheiro economizado a partir dos gráficos vistos durante todo o semestre.
A missão, que tem data e planejamento de cada etapa até o mês de novembro deste ano, teve seu primeiro passo com a ideia de economizar utilizando os cofres produzidos em sala e segue com uma lista de tarefas importantes, incluindo um relatório mensal de levantamento de gastos. Esses dados geram análises tanto individuais como coletivas, com gráficos apresentados todo final do mês para acompanhamento e debates sobre os desafios encontrados no percurso.
Segundo a educadora Lívia Schlee, a proposta tem instigado os alunos a estenderem o aprendizado para práticas dentro do comportamento financeiro familiar, abrindo a oportunidade de reproduzir os mesmos gráficos contendo os levantamentos feitos em casa sobre os hábitos de consumo da família.
“Nos reunimos todo mês para debater os relatórios e numa investigação escola, família e aluno. Conversamos sobre a conscientização financeira familiar, pontuando se eles compram mais à vista, parcelado, se é em dinheiro, cartão ou pix, pra eles terem noção de como estão aplicando seus recursos. Cada vez que nos reunimos, os alunos trazem relatos da evolução deles, alguns dizem quem já conseguiram comprar um celular à vista. Isso me enche de orgulho, porque eles estão se tornando consumidores conscientes”, relatou a educadora.
Lívia ressalta ainda que os estudantes já estão se preparando para planejar como vão investir o dinheiro arrecadado, pensando no próximo passo previsto para a atividade, onde todos irão apresentar situações e alternativas para uso do recurso de forma consciente e que possa gerar lucro e multiplicar as economias alcançadas. “Quando abrirmos os cofrinhos, vamos fazer a análise do que eles conseguiram juntar e vamos explanar todos esses meses, fazendo anotação da média geral de gastos da turma e individual de cada aluno. A ideia é analisar o que eles conseguiram juntar e o que gastaram, dentro das necessidades de cada um”, explica a educadora.