Da educação infantil aos anos finais, as turmas de Cajazeiras (PB) têm participado de diversas atividades em que os estudantes criaram produtos, planejaram a gestão de gastos e potencializaram as habilidades de negociação numa proposta prática em sala de aula. Na Escola CAIC – EMEIF Antônio Babosa Rodrigues, os estudantes elaboraram junto com os professores novos jogos baseados em conceitos da Educação Financeira e puderam expor seus trabalhos para interação com outras turmas e colegas da escola.
Na Escola EMEIF Irmã Nirvanda Leite Rolim, os alunos produziram brinquedos utilizando materiais reaproveitados, em colaboração com as famílias e fizeram a venda na própria escola, entre os colegas. Esbanjando talento e criatividade, alunos transformaram garrafas, papelão, tampinhas e plásticos que seriam descartados em arte. Depois, montaram suas próprias lojinhas, com oportunidade de negociar e “barganhar” bons preços na compra de carrinhos, aviões, jogos com dados e até uma mini mesa de pebolim (totó) feito com os reciclados.
“Essa iniciativa não apenas incentivou a interação entre os alunos, mas também introduziu conceitos básicos de economia e gestão financeira. As crianças aprenderam sobre o valor do dinheiro, a troca de bens e serviços e a importância do trabalho em equipe para alcançar objetivos comuns. Além disso, as crianças desenvolveram habilidades de negociação e comunicação, ao mesmo tempo em que fortaleciam os laços de amizade e cooperação na comunidade escolar”, destaca Vanderlúcia Alencar, coordenadora pedagógica da escola.