Foi na Escola Maria Neuly Dourado, em Cabaceiras (PB), que a aluna Maria Clara, de 11 anos, conheceu o Jogo Piquenique e se encantou com o jogo de tabuleiro, que dentro de um formato leve e divertido, apontava sobre a importância do poupar e economizar para garantir o melhor resultado ao final da partida.
A ideia vista dentro de uma brincadeira pedagógica em sala de aula, logo no primeiro contato, já despertou para conceitos antes não percebidos, e aproximou a estudante de outras iniciativas na escola com foco no empreendedorismo e no planejamento financeiro em casa. Observando o trabalho do pai que é artesão, ela encontrou uma forma de reaproveitar as sobras de couro que seriam descartadas, em material de venda, com pulseiras cheia de estilo e capricho feitas à mão.
“Conheci o jogo Piquenique na minha escola e achei o jogo ótimo, muito interessante porque ensinava a economizar, então entrei para o projeto JEPP – Jovens Empreendedores Primeiro Passo, do SEBRAE, e depois dessas atividades, aprendi a vender um produto num preço que tanto favorece o cliente quanto ao vendedor. Resolvi então reaproveitar o couro do artesanato que meu pai trabalha, para fazer pulseiras e as que eu fazia eu vendia, e o dinheiro que eu ganhava eu economizava para comprar os materiais e fazer mais”, explica Maria Clara.
Segundo Marília Oliveira, mãe da aluna, a mudança veio também nos hábitos de rotina nas compras do cotidiano e até com dicas para outros familiares que estavam se engajado em alguma proposta empreendedora.
“Lembro quando ela chegou em casa falando do jogo, que tinha aprendido a administrar várias coisas, sobre como economizar, e esse aprendizado a gente percebeu em casa, além da venda das pulseiras, ela passou a observar os preços dos produtos em todas as compras e até dando dicas para a minha sogra, quando ela estava se organizando para venda dos ovos de páscoa, a Maria Clara falou sobre como ela poderia aproveitar melhor o valor dos produtos e lucrar mais na venda”, relata Marília.
O cuidado de Maria Clara em sempre aprimorar as pulseiras vendidas na vizinhança, já tem conquistado outros clientes além da escola, e ela já planeja fazer uma divulgação nas redes sociais para expandir ainda mais as vendas na região.