A proposta com os jogos tem conquistado educadores e alunos de todas as idades, com várias práticas sendo trabalhadas de forma contextualizada com a realidade e a vivência das turmas que participam do projeto.
Em Cabaceiras (PB) e Umirim (CE), o material foi apresentado para as turmas EJA (Educação de Jovens e Adultos), integrando em atividades do currículo escolar com rodas de conversa e orientações práticas para a organização das finanças e a mudança de hábito para o planejamento familiar.
A turma EJA da Escola Abdias Aires de Queiroz, em Cabaceiras, aproveitou a aula de “Orientação e Prática” para inserir o tema nas atividades, com momentos interativos de rodada de jogos. “Nessa aula, sempre realizamos atividades diferenciadas, então, trouxe os jogos para as turmas do fundamental ciclo 3 e 4 da EJA, já passando as orientações de práticas do dia a dia sobre como economizar e empreender. Através dos jogos, nós conseguimos que eles compreendessem melhor sobre o tema. Além de ser uma aula bem divertida e descontraída, eles já pediram para repetirmos a experiência na próxima aula”, ressaltou a coordenadora pedagógica da escola, Jozineide Severina Gouveia.
Em Umirim (CE), o educador José Amilcar Andrade, que atua na Secretaria de Educação do município, preparou um momento de apresentação para os diretores e coordenadores das turmas EJA, com todas as orientações de uso dos jogos. “Nós fizemos uma vivência com a diretoria e coordenadores da EJA, pedindo que eles tragam esse tema em sala de aula, diante da importância de trabalhá-lo na escola. Apesar de ser uma experiência nova, tem sido muito gratificante e produtivo ter esse material nas escolas. Estamos fazendo com que o projeto tenha vez e vida nas escolas. Todos adoraram esse material que, com certeza, levará um aprendizado para a vida”, destacou o educador.