Apresentação do curso
Para transformar sonhos em realidade é preciso estabelecer metas claras e objetivas, que geralmente precisam de recursos financeiros para que sejam alcançadas. Por isso, controlar o orçamento pessoal ou familiar é vital. Para um bom planejamento financeiro, é importante que toda a movimentação de recursos – incluindo todas as receitas, despesas e investimentos – esteja organizada. Isso inclui a participação e o comprometimento de cada membro da família, considerando os diferentes perfis de comportamento financeiro de seus integrantes.
De nada adianta você partir de uma planilha ou ferramenta pronta, feita por outra pessoa, se ela não puder corresponder às suas necessidades de controle ou não estiver adequada para o seu perfil de consumo. Para que você consiga dedicar-se de verdade ao seu orçamento, é importante que se sinta confortável com o instrumento que escolher: ele não deve ser tão simples que não ajude você a entender a sua situação atual, nem tão complexo que desestimule você de continuar a fazê-lo.
A proposta deste curso é de nos aprofundarmos mais sobre rotinas que possibilitem a segurança financeira pessoal, apresentando ações práticas que ampliem as habilidades dos participantes, procurando maximizar o seu equilíbrio financeiro.
Iremos também demonstrar de forma detalhada como construir e utilizar algumas planilhas que serão muito úteis para a sua gestão financeira pessoal ou familiar.
Contamos com a sua dedicação.
Carga-horária: 30 horas, assim distribuídas:
- 6 horas de aulas interativas on-line (três encontros de 2h);
- 24 horas de leituras e práticas sugeridas na plataforma EaD IBS.
Material de apoio e consultas (Releituras sugeridas)
– Fascículos 1, 2, 3 e 5 do curso de Introdução à Educação Financeira IBS:
F1 : Introdução à Educação Financeira
F2 : Finanças pessoais e economia doméstica
F3 : Educação financeira na fase infantojuvenil
F5 : Piquenique: o conceito de poupar
Pré-requisitos
– Ter obtido o certificado do curso de Introdução à Educação Financeira IBS;
– Ter conhecimentos básicos de Microsoft Excel;
– Ter disponibilidade de um computador com Microsoft Excel.
Configuração das aulas
O projeto envolverá 3 encontros, conforme seguem:
E1: Planejamento: diagnóstico, orçamento e controle;
E2: Movimento: acompanhamento, disciplina e controle;
E3: Projeções: metas e direcionamentos.
Observação
Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.