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Introdução à Educação Financeira – EF101B

Introdução à Educação Financeira - 4° Ciclo

EF101B
Iniciante
80 horas
Última atualização em 19 fevereiro 2025
129 alunos matriculados
Seu Estado
Acesso encerrado
Preço
Fechado
Acesso encerrado ao curso

A educação financeira amplia a consciência sobre como tomar boas decisões que envolvam recursos finitos como o tempo e o dinheiro, sendo o espaço da escola extremamente propício para despertar a consciência e conhecimentos acerca dessa temática. Além de informar, ela também forma e orienta indivíduos que consomem, poupam e investem de forma responsável e consciente, propiciando uma base mais segura para o desenvolvimento sustentável. 

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

O que você aprenderá neste curso EaD?

Em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluiu a Educação Financeira entre os temas contemporâneos transversais que deverão constar nos currículos de todas as escolas do Brasil. Cumprindo o que determina a BNCC, o curso de Introdução à Educação Financeira do Instituto Brasil Solidário possibilita a reflexão acerca do tema e a proposição de ações alinhadas, na perspectiva do trabalho com um jogo de tabuleiro Piquenique, outro de cartas Bons Negócios, e mais recentemente, somando-se ao projeto, os jogos da família Pic$ (Pic$, Pic$ BIO E Pic$ GO), apresentando uma proposta inédita de aprendizagem através do estudo da Educação Financeira por meio de atividades contextualizadas, lúdicas e criativas.

O curso está dividido em oito fascículos:

 Fascículo 1 – Introdução à Educação Financeira

Afinal, o que é Educação Financeira? Quem são os educadores financeiros? Quais os aspectos existenciais da Educação Financeira? Essa e outras perguntas são discutidas no primeiro fascículo do curso, que ainda promove uma reflexão sobre a ideia de alfabetização financeira.

Fascículo 2 – Organização financeira pessoal e familiar

O segundo fascículo faz um convite ao estudo de nossas finanças pessoais e reflexões acerca da economia doméstica. De que forma nosso comportamento financeiro e decisões de consumo impactam em nossas vidas e na da sociedade em geral? Essa e outras questões serão debatidas nesse fascículo.

Fascículo 3 – Educação Financeira na fase infantojuvenil

O fascículo três apresenta as abordagens iniciais relacionadas à Educação Financeira, possibilitando o debate acerca de ações positivas que podem ser desenvolvidas na fase infantojuvenil.

Fascículo 4 – Educação Financeira no ambiente escolar

Chegamos à escola! Como trabalhar a Educação Financeira nesse espaço? O que a BNCC diz sobre Educação Financeira? Qual a contribuição dos jogos na aprendizagem? Além dessas questões, os jogos Piquenique, Pic$, Pic$ BIO, Pic$ GO e Bons Negócios já serão apresentados como possibilidades de trabalho com esse tema nas escolas.

Fascículo 5 – Piquenique: o conceito de poupar

Desde a compreensão de conceitos à construção de possibilidades. O fascículo cinco ingressa no universo do jogo Piquenique, incluindo sua versão online, e explora todas as oportunidades de trabalho, indo da Educação Infantil à modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Jogo em geral, componentes isolados, planos de aula, projetos, tudo o que é possível desenvolver nas escolas a partir da utilização do Piquenique como um recurso pedagógico que auxilia na construção de competências e habilidades.

Fascículo 6 – Os jogos da família Pic$: Pic$, Pic$ BIO e Pic$ GO

Novos jogos chegaram! O sexto fascículo apresenta os jogos da família Pic$: Pic$, Pic$ BIO e Pic$ GO. Propostas, o passo a passo, temas discutidos e claro: oportunidade de aquisição dos jogos para o trabalho em sala de aula, ampliando as possibilidades de aprendizagem da Educação Financeira.

Fascículo 7 – Bons Negócios: o conceito de investir

No sétimo fascículo conheceremos o Bons Negócios e sua ideia de investir, além de aprender como se joga, conhecer seus componentes, temas e discussões que podem ser ampliadas através de sua proposta e muito mais. A exemplo do Piquenique, possibilidades pedagógicas serão discutidas e construídas, contemplando os alunos a partir dos anos finais do Ensino Fundamental.

Fascículo 8 – Educação Financeira: da teoria à prática

Educação Financeira e escola, o encontro. O último fascículo é um convite para ir além, colocando em prática todas as ideias e possibilidades que foram construídas ao longo do curso. Planos de aula, projetos de curta, média e longa duração… tudo pode e deve sair do papel. Os jogos Piquenique, Pic$, Pic$ BIO e Pic$ GO e Bons Negócios passam a fazer parte da rotina da escola e contribuem com a aprendizagem dos alunos de forma integral.

Carga horária

80 horas, assim distribuídas: 

  • 12 horas aulas interativas on-line (06 encontros de 02h)
  • 68 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS.

Para quem é este curso EaD?

Professores, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas que aderiram ao Projeto de Educação Financeira do IBS. 

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de:

  • Compreender os benefícios de uma relação saudável com o dinheiro e a necessidade de tomada de decisões mais conscientes e assertivas;
  • Fazer uso dos jogos de Educação Financeira IBS como recursos que promovem, de forma interdisciplinar e tranversal, o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à Educação Financeira e aos demais temas e componentes curriculares;
  • Desenvolver aulas, projetos e ações significativas com base no uso dos jogos em sala de aula, com possibilidades de ir além dos muros da escola.

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

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