A aprendizagem matemática no Brasil não alcança índices satisfatórios há muitos anos. Pensando nisso e na dificuldade em lidar com alguns desses aspectos em sala de aula é que oferecemos a trilha formativa Alfabetização e Letramento Matemático, voltado para a unidade temática Números da BNCC, ampliando as possibilidades de trabalho em sala de aula a partir do jogo Piquenique, oferecido pelo Instituto Brasil Solidário para o desenvolvimento da Educação Financeira nas escolas.
Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:
A trilha está dividida em 6 fascículos, abordando as seguintes temáticas:
Fascículo 1: Por uma Matemática leve e significativa
- Quebrar paradigmas que envolvem a aprendizagem em Matemática;
- Reconhecer o erro como ação importante no processo de aprendizagem;
- Neurociência e a aprendizagem em Matemática a partir da Resolução de Problemas;
- Identificar características importantes no ato de jogar para a aprendizagem matemática;
- Estabelecer conexões com outras áreas do conhecimento como ação importante para a aprendizagem de conceitos matemáticos.
Fascículo 2: Significado dos Números e das Operações
- Identificar e explorar os diferentes significados dos números;
- Explorar as diferentes ideias das operações na resolução de problemas.
Fascículo 3: Sistema de Numeração Decimal (SND)
- Identificar as características do sistema de numeração;
- Comparar o sistema de numeração decimal com outros elaborados ao longo da história;
- Relacionar o SND com o sistema monetário para uma aprendizagem significativa.
Fascículo 4: Processos operatórios – Adição e Subtração
- Desenvolvendo uma compreensão dos fatos básicos da adição e da subtração;
- Usar o sistema de numeração como estrutura fundamental para a criação de estratégias de cálculo;
- Identificar possíveis recursos didáticos para trabalhar com o campo aditivo.
Fascículo 5: Processos operatórios – Multiplicação e Divisão
- Compreender o funcionamento e a aplicação das operações de multiplicação e divisão;
- Relacionar o sistema de numeração decimal com o processo operatório sistematizado (os algoritmos);
- Identificar estratégias significativas para o trabalho com o campo multiplicativo.
Fascículo 6: Números racionais na forma fracionária e decimal
- Associar frações a situações do cotidiano;
- Reconhecer a presença dos números decimais no cotidiano;
- Relacionar números decimais e frações;
- Resolver situações-problema que envolvam frações e números decimais, inclusive no uso do sistema monetário.
Carga horária
30 horas, assim distribuídas:
- 02 horas aulas interativas on-line (01 encontro único de 02 horas);
- 28 horas de atividades na Plataforma EaD IBS.
Para quem é este curso EaD?
Professores, gestores, técnicos das secretarias de educação, secretários de educação de municípios parceiros do IBS que já tenham realizado e concluído o curso EaD de Introdução à Educação Financeira e desejem aprofundar o estudo e possibilidades da Alfabetização e Letramento Matemático a partir do uso do jogo Piquenique.
Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de:
- Compreender o papel dos números no mundo moderno, utilizando-os e envolvendo-se com eles, buscando atender às necessidades da vida real dos indivíduos na sociedade;
- Compreender a importância do sistema de numeração decimal e de suas características para criar estratégias operatórias;
- Discutir e validar diferentes estratégias para os processos operatórios, desenvolvendo a autonomia dos estudantes e trabalhando a Matemática de maneira significativa a partir do jogo Piquenique.
Observação:
Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.