Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

A aprendizagem matemática no Brasil não alcança índices satisfatórios há muitos anos. Pensando nisso e na dificuldade em lidar com alguns desses aspectos em sala de aula é que oferecemos a trilha formativa Alfabetização e Letramento Matemático, voltado para a unidade temática Números da BNCC, ampliando as possibilidades de trabalho em sala de aula a partir do jogo Piquenique, oferecido pelo Instituto Brasil Solidário para o desenvolvimento da Educação Financeira nas escolas.

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

A trilha está dividida em 6 fascículos, abordando as seguintes temáticas:

Fascículo 1: Por uma Matemática leve e significativa

  • Quebrar paradigmas que envolvem a aprendizagem em Matemática;
  • Reconhecer o erro como ação importante no processo de aprendizagem;
  • Neurociência e a aprendizagem em Matemática a partir da Resolução de Problemas;
  • Identificar características importantes no ato de jogar para a aprendizagem matemática;
  • Estabelecer conexões com outras áreas do conhecimento como ação importante para a aprendizagem de conceitos matemáticos.

Fascículo 2: Significado dos Números e das Operações

  • Identificar e explorar os diferentes significados dos números;
  • Explorar as diferentes ideias das operações na resolução de problemas.

Fascículo 3: Sistema de Numeração Decimal (SND)

  • Identificar as características do sistema de numeração;
  • Comparar o sistema de numeração decimal com outros elaborados ao longo da história;
  • Relacionar o SND com o sistema monetário para uma aprendizagem significativa.

Fascículo 4: Processos operatórios – Adição e Subtração

  • Desenvolvendo uma compreensão dos fatos básicos da adição e da subtração;
  • Usar o sistema de numeração como estrutura fundamental para a criação de estratégias de cálculo;
  • Identificar possíveis recursos didáticos para trabalhar com o campo aditivo.

Fascículo 5: Processos operatórios – Multiplicação e Divisão

  • Compreender o funcionamento e a aplicação das operações de multiplicação e divisão;
  • Relacionar o sistema de numeração decimal com o processo operatório sistematizado (os algoritmos);
  • Identificar estratégias significativas para o trabalho com o campo multiplicativo.

Fascículo 6: Números racionais na forma fracionária e decimal

  • Associar frações a situações do cotidiano;
  • Reconhecer a presença dos números decimais no cotidiano;
  • Relacionar números decimais e frações;
  • Resolver situações-problema que envolvam frações e números decimais, inclusive no uso do sistema monetário.

Carga horária

30 horas, assim distribuídas:

  • 02 horas aulas interativas on-line (01 encontro único de 02 horas);
  • 28 horas de atividades na Plataforma EaD IBS.

Para quem é este curso EaD?

Professores, gestores, técnicos das secretarias de educação, secretários de educação de municípios parceiros do IBS que já tenham realizado e concluído o curso EaD de Introdução à Educação Financeira e desejem aprofundar o estudo e possibilidades da Alfabetização e Letramento Matemático a partir do uso do jogo Piquenique.

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de:

  • Compreender o papel dos números no mundo moderno, utilizando-os e envolvendo-se com eles, buscando atender às necessidades da vida real dos indivíduos na sociedade;
  • Compreender a importância do sistema de numeração decimal e de suas características para criar estratégias operatórias;
  • Discutir e validar diferentes estratégias para os processos operatórios, desenvolvendo a autonomia dos estudantes e trabalhando a Matemática de maneira significativa a partir do jogo Piquenique.

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Conteúdo do curso

Expandir tudo
INTRODUÇÃO
Conteúdo da unidade
0% Completo 0/2 Etapas
FASCÍCULO 1
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
FASCÍCULO 4
FASCÍCULO 5
FASCÍCULO 6
FINALIZAÇÃO DO CURSO

Avaliações

Ainda não há avaliações. Seja o primeiro a avaliar.