A educação financeira chegando nas escolas de nosso sertão e até nas comunidades quilombolas no interior da Bahia! A Secretaria de Educação de Gentio do Ouro/BA, já começou o trabalho de formações do Projeto Jogos de Educação Financeira, e só no primeiro mês de atividades na região, já conseguiu alcançar 31 das 45 escolas do município, levando a proposta de capacitação em educação financeira para comunidades quilombolas e da zona rural, envolvendo alunos, educadores e até familiares dos estudantes.
Segundo o Secretário de Educação de Gentio do Ouro/BA, Adelino Junior, que tem participado pessoalmente dos treinamentos no município, logo no primeiro contato com o material, os educadores mostram entusiasmo em promover o trabalho com os jogos educativos, planejando atividades que podem ampliar o aprendizado dos alunos em cada temática proposta dentro das sequências didáticas, como os cuidados com o meio ambiente, a reutilização de materiais, alimentação saudável e a própria matemática.
“As formações têm sido muito proveitosas, eu fiquei surpreso com o questionamento e intervenção dos alunos logo na primeira rodada dos jogos, nós vemos os alunos do 1º ano fazendo as continhas nos dedos, com muita sede de aprendizado, e os educadores elogiando o material, pensando nas possibilidades que podem ser realizadas em sala de aula de forma dinâmica e criativa”, ressalta Adelino.
Para a Professora Edna Paiva, os assuntos abordados com o material, permitem uma aproximação de temas que fazem parte do dia a dia dos estudantes gerando um conhecimento para além dos muros da escola, que pode ser compartilhado em casa com os familiares. “É um jogo em que os alunos irão aprender de diversas formas e o mais importante o desenvolvimento do raciocínio lógico e carregam consigo para a vida. Parabéns a todos que estão promovendo esse projeto”, disse.
Reforçando a percepção dos professores sobre o rápido aproveitamento dos conceitos da proposta dos jogos, mesmo com os pequenos do ensino Fundamental I, a aluna Leila, de 8 anos, deixou seu depoimento após participar da rodada com os Jogos “Piquenique”. “Esse jogo é muito importante, pois ensina a gente a comprar produtos bons para a saúde, como também economizar dinheiro”, disse Leila enquanto organizava os américas juntos com os colegas de sala.
De acordo com a Secretaria de Educação de Gentio do Ouro, está sendo feito um planejamento para alcançar os 6 pólos do interior do município. A distribuição do material e as formações já serão retomadas logo após o recesso das férias de julho, buscando a atender 100% da rede pública de ensino da região.
[ngg src=”galleries” ids=”26″ display=”basic_thumbnail”]