Os educadores do município de Eusébio/CE, participaram no último dia 04 de junho, de um dia intenso de formação e treinamento prático com os jogos educativos: Piquenique e Bons Negócios. A proposta do Projeto Jogos de Educação Financeira, foi apresentada em evento realizado no auditório da Secretaria de Educação do Município, conseguindo mobilizar mais de 100 participantes, contando com representação de todas as escolas da rede pública de ensino do município, que já receberam o material de forma gratuita para o início das atividades em sala de aula.
Durante a formação, a Secretária de Educação do Município, Goretti Martins, esteve participando do treinamento e ressaltou sobre a importância de aproximar os alunos da temática de educação financeira, aproveitando o material do projeto não só no contraturno, mas dentro das ações pedagógicas já pensadas para o currículo escolar.
Nós já trabalhamos dentro das escolas do município com a disciplina de Formação Humana e Cidadania, mas nós ainda não tínhamos adquirido um material voltado para a educação financeira, então ficamos muito motivados com esse projeto, pois é um material muito rico, com muitas oportunidades para fortalecer as ações pedagógicas do currículo escolar e, que pode ser utilizado não só nas escolas de tempo integral, no contraturno, mas como forma de enriquecer o trabalho realizado dentro de sala de aula, em diferentes disciplinas”, ressaltou a Secretária de Educação de Eusébio, Goretti Martins.
A motivação em já começar as ações dentro da escola, pôde ser percebida ainda durante o evento de apresentação do projeto! Os educadores mostraram entusiasmo em promover atividades lúdicas e criativas trabalhando a educação financeira para além da disciplina de matemática.
“Os jogos, além de bastante pedagógico, serve também para a formação humana e de responsabilidade fiscal, considerando todas as informações que ele agrega nesse material e que são importantes para serem trabalhadas não só dentro da matemática, podemos fazer os alunos refletiram sobre seu papel enquanto consumidor, enquanto um sujeito responsável, no que diz respeito a essas questões de compra, de poupar, de investir, são muitas as possibilidades, é um material pedagógico bem rico e tenho certeza que os alunos vão gostar muito”, enfatizou o Professor de Português do Ensino Fundamental II, Valdemir Silva.
[ngg src=”galleries” ids=”22″ display=”basic_thumbnail”]