A primeira ação presencial de 2025 foi marcada por uma novidade: a jornada de oficinas práticas exclusiva para educadores. Realizada dos dias 14 a 16 de janeiro em Catalão (GO), a oficina foi montada para reforçar reflexões e atividades práticas com os jogos de Educação Financeira.
Contando com diversos multiplicadores do projeto na região, a oficina fez dos professores um reflexo da atividade com os alunos, com momentos de partida guiada, práticas na quadra da escola, além da interação com o material e com o uso do tabuleiro gigante em sala de aula.
O encontro proporcionou debates sobre conceitos de Educação Financeira e seus objetivos, traçando a diferença entre o “influenciador financeiro” e o “educador financeiro”, além de diversas possibilidades pedagógicas nas atividades práticas que podem ser trabalhadas desde a educação infantil. Um tema muito trabalhado desde cedo deve ser a alimentação saudável, com uso das cartas produtos em ordem alfabética. Algumas estratégias de mediação foram abordadas, pois não se deve dar dicas aos alunos no momento de tomada de decisões, deixando-os analisar e entender suas escolhas.
Segundo Flávia Cardoso, formadora da oficina, o novo formato presencial focado em educadores ampliou o debate voltado ao planejamento pedagógico, apresentando as muitas possibilidades de uso do material de forma interdisciplinar. “A oficina com os professores fluiu muito bem e foi muito produtiva na estruturação das ideias e planos de aula, que eles podem trabalhar seja em sala de aula ou em outros ambientes da escola. Os professores adoraram as propostas apresentadas na oficina, se divertiram bastante durante as partidas e trouxeram pontos essenciais de debate com os alunos”, destacou.
Durante os três dias de oficina, os professores trabalharam com os jogos Piquenique, Bons Negócios, PIC$, BIO, PIC$ GO e BIO+, com partidas guiadas e rodas de conversa, agregando ainda temas como cidadania e inovação. Durante as atividades, os professores foram provocados a elaborar propostas de impacto para sua cidade, voltados a saúde, segurança, alimentação, lazer e mobilidade urbana, além de diversas ações educativas e de sensibilização na comunidade sobre a preservação do patrimônio público.
Confira as fotos da ação:






