A equipe IBS preparou dois dias de formação com os educadores da Diretoria de Ensino Leste 3, na capital paulista. Marcando o segundo encontro este ano com os educadores da região, foi um momento de diálogo e orientação do material para aplicação nas escolas. A ocasião abriu uma nova oportunidade para outros professores dos anos iniciais e ensino médio participarem e conhecerem melhor o projeto, incluindo educadores de diversas disciplinas, para agregarem a proposta de forma interdisciplinar em sala de aula.
A programação envolveu atividades práticas de planejamento e preparação dos planos de aula, rodada de jogos com acompanhamento da equipe pedagógica e até uma proposta prática de empreendedorismo, elaborada dentro da formação, exercitando os conceitos e oportunidades que o material proporciona para trabalhar com os alunos.
Em São Paulo, a Educação Financeira foi incluída este ano como disciplina obrigatória nas escolas estaduais, reforçando a importância do tema no currículo escolar. Com as formações realizadas pelo IBS, que vem expandindo atuação desde 2021 na capital paulista, as escolas beneficiárias, tem mostrado projetos já avançados nas ações fomentadas em sala de aula, a partir das orientações e todo o conteúdo dos cursos.
“Tenho trabalhado bastante o Bons Negócios com a minha turma, e vejo que eles gostam muito. Interagem bastante em sala de aula e conseguem compreender de forma mais leve e prática, sobre a importância do planejamento, da questão do investimento e que nem sempre será só ganhos na empresa. Por exemplo, se não tive consciência social, responsabilidade com os impostos, vai ocorrer uma perda, uma penalidade ou até uma multa. E eu consigo trabalhar o tema não só na matemática, mas dentro de português, biologia, e com a oportunidade de conversar com os alunos de forma fácil e prática”, relata a educadora Joyce Costa, que leciona na Escola Estadual Mariuma Buazar Mauad.