Com atividades práticas de compra e venda, as feiras empreendedoras têm viabilizado muitas oportunidades para os alunos potencializarem habilidades de negociação e a tomada de decisão no planejamento das finanças, movimentando muitos projetos, incluindo ações solidárias com impacto direto na comunidade.
Em Catalão (GO), município com projeto financiado pela John Deere, a turma do CAIC – São Francisco de Assis realizou mais uma ação do projeto “Mãos e Patas”, com vendas de “laranjinhas” durante o intervalo da escola, para arrecadar recursos que são destinadas a ação solidária mobilizada pelo projeto. Trabalhando com a moeda que foi criada em sala de aula, os estudantes fazem todo o planejamento da compra e venda dos produtos e a análise do que foi arrecadado para efetuar a compra de ração, que é entregue ao abrigo de cães, além de uma quantia que, segundo a diretora Fátima Safatle, passou a ser institucional e foi incluído no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.
“Todo o processo foi feito e desenvolvido pelos alunos. Trabalhamos o tema em sala de aula e cada um participou da produção, venda, cálculo dos custos e o lucro dos produtos, além de analisarem e decidirem o que poderiam para comprar. A iniciativa tem contribuído muito com a formação das crianças. Teve início no ano passado, inspirado pelos jogos e pelas formações oferecido pelo IBS e, a cada ação, conseguimos implementar uma novidade”, destacou.
Em Campina Grande (PB), as turmas do 3º e 4º ano da EMEF Joselita Brasileiro, prepararam uma feira com diversas opções de comes e bebes, com os alunos participando de todas as etapas de preparação, planejamento e venda dos produtos. “Os alunos trabalharam com a estimativa de lucro resultante da feira e as educadoras têm estabelecido objetivos claros, para que as crianças possam aprender a organizar e calcular os custos financeiros”, ressaltou Maria Gilvaneide Cavalcanti.