Em evento aberto na Praça do Xamegão, em Cajazeiras (PB), com participação de toda a comunidade, o projeto de Educação Financeira foi destaque nas apresentações realizadas pelos educadores da região, envolvendo diversas iniciativas com alunos dos anos iniciais à turma EJA (Educação Jovens e Adultos) da região.
A celebração foi promovida em homenagem aos 161 anos de emancipação política do município, com uma programação de 5 dias de exposição, onde a cada noite o público teve a oportunidade de conhecer os jogos Piquenique, Bons Negócios e PIC$, interagindo diretamente com os estudantes, que ensinavam como jogar e como manter uma relação mais saudável com o dinheiro.
A programação contou com apresentação dos alunos da EJA das Escolas Cecília Estolano Meireles e Luís Cartaxo Rolim, colocando à venda produtos de limpeza e artesanato feitos pela própria turma, para obterem renda extra. Já os estudantes da EMEIEF Galdino Pires Ferreira e EMEIEF Carolino de Sousa Neto compartilharam experiências desenvolvidas no projeto de alimentação saudável aproveitando a tabela de produtos do Piquenique.
“O intuito de levar o tema para a praça rompe os muros da escola, para reafirmar o compromisso com uma educação que transforma. Estamos não só preparando os alunos para o futuro, mas também fortalecendo toda a comunidade em que vivem”, destacou Vanderlúcia Alencar, coordenadora pedagógica.
As apresentações contaram ainda com a educadora Rosângela Pereira coordenando uma atividade da EMEIEF Matias Duarte Rolim em parceria com a UNIFSM (Curso de Administração) na dinâmica da “Árvore dos Sonhos”; e também educadores e alunos da EMEIEF Manoel Gonçalves da Silva, localizada na zona rural, promovendo um momento interativo com rodada de jogos com o público visitante, mediado pelas professoras Denise e Kennya, que compartilharam o quanto as decisões financeiras têm impacto em suas vidas e nas vidas de suas famílias.