Em Alegrete (RS), a turma do 4º ano da Escola Estadual José Bonifácio criou o “Banco para Todos”, com direito a gerente e subgerente eleitos em sala de aula para serem responsáveis por coordenar as moedas poupadas por cada um. A iniciativa foi escolhida para fazer parte da publicação do livro de Boas Práticas Pedagógicas e da 2° Mostra de Boas Práticas Pedagógicas, realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Desportos, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Com o tema “Educação Financeira na Prática”, a educadora Janaína Fagundes, elaborou a proposta dividindo em várias etapas de interação e envolvimento da turma com o tema. O primeiro passo foi dado com uma atividade literária com o livro “A Caixa forte do Dinheiro”, que introduziu o conteúdo apresentado junto com o Piquenique, trazendo o conceito do poupar e como gerenciar de forma consciente as economias do dia a dia.
O próximo passo foi colocar a mão na massa com a produção de cofrinhos com material reciclado, que se tornaram os “caixas” para depositar o dinheiro. Cada moeda foi anotada no caderno de registro sob responsabilidade dos gerentes do “Banco para Todos”, coletando as assinaturas e monitorando a evolução dos nossos pequenos poupadores da escola.
“Tenho desenvolvido as ações com os jogos desde 2022, quando realizei um curso EaD do IBS. Através dessa formação, obtive a fundamentação necessária para trabalhar com segurança não só a Educação Financeira, mas também a Educação Ambiental com meus alunos. Então, pensamos na proposta do banco para que as crianças vivenciassem na prática o planejamento financeiro e a importância do reaproveitamento. Acredito que são com essas reflexões e ações que conseguiremos frear o consumismo exagerado e trabalhar também a questão do endividamento da população”, ressaltou a educadora Janaína Fagundes.