Os jogos causaram um impacto positivo na 20ª CRE de Palmeira das Missões (RS) – e não somente entre professores de Matemática. Quem garante é Adelino Paulo Gatto, que atua com a Educação Financeira na Coordenadoria de 28 municípios, que abrangem 79 escolas.
Quando foi firmada a parceria do IBS com a SEDUC em 2021, a novidade animou os coordenadores, que viam essa necessidade nas escolas. Com professores inscritos na formação online, Adelino se impressionou com as reflexões sobre a vida financeira feitas pelo professor Nacir – o que, segundo ele, o motivou a praticar isso com seus alunos. “Também fiquei impressionado com as participações de muitos professores de vários estados do Brasil. Toda semana eram novas aprendizagens e não foi difícil criar um projeto para aplicar na escola”, garante.
Depois de assistir os filmes propostos pelo curso e jogar o Piquenique Online, ele elaborou um projeto com feira de leitura e literatura na escola, planejando toda uma logística de comercialização das obras criadas pelos alunos envolvendo toda a comunidade escolar.
“Quando chegaram os Jogos Piquenique e Bons Negócios na CRE, providenciamos para chegarem as escolas que haviam participado da formação, temos o privilégio de presenciar lindos sorrisos de tanto de diretores, professores e alunos depois que aqui chegaram os jogos de Educação Financeira da IBS”, conta.
Mas o que mais lhe chamou atenção foi o registro feito no início de agosto, quando chegou na CRE um caminhão de caixas com os jogos. “Tivemos que suar a camisa para levar as caixas até uma sala escada acima. Depois da pronta a foto, percebi que, acima de todas as caixas de jogos empilhadas, estava um crucifixo, como se estivesse abençoando os jogos, que logo foram para as escolas levando consigo a Paz, o Amor e a Educação: a Educação Financeira”, empolga-se.
As fotos e relatos de como os jogos traziam alegria e conhecimentos aos alunos não demoraram a chegar. Satisfeitos com os primeiros resultados, tiveram outra grata surpresa, ao receber o convite para participar no Seminário de EF em Bento Gonçalves, ocorrido no dia 25 de abril deste ano. Juntamente a quatro colegas diretores de escolas, todos ficaram impressionados com a grandeza do projeto.
“Que fantástico é levar as ‘caixinhas de alegrias’ aos nossos alunos e depois receber fotos dos grupinhos de aprendizes organizados, curiosos e alegres manuseando cartas, peões, dados, tabuleiros e dinheiro fictício! São cidadãos desbravando um mundo. Dando os primeiros passos seguros na conquista do sucesso”, finaliza.