Unindo sustentabilidade, Educação Financeira e muita solidariedade, a turma da Escola Municipal Professor Edivanilson Alecrim Machade, de Irecê (BA), organizou um “Brechó da economia”, que movimentou não só as turmas da escola, como seus familiares, os moradores da região e até comunidades de bairros vizinhos, que vieram participar e contribuir com as atividades do bazar.
Os alunos conseguiram arrecadar desde roupas, sapatos, objetos e acessórios, que viabilizaram que o evento fosse dividido até em sessões específicas, com departamento de roupas infantis e outro para adultos e os alunos participando de cada etapa das atividades do bazar. A escola realizou o evento numa quadra externa, que fica no bairro, o que facilitou o acesso dos moradores aos produtos organizados para venda.
O evento foi organizado desde os primeiros passos com participação ativa de todas as turmas da escola, onde os alunos foram divididos em tarefas, recebendo a missão de organizarem desde o planejamento, a divulgação e organização para arrecadar os materiais, até a vivência prática do dia de venda dos produtos, com equipes divididas no caixa, no atendimento e, claro, na contagem dos valores recebidos e do lucro.
Segundo a educadora Magda Verônica Guirra, o valor arrecadado será dividido: metade para as atividades curriculares da escola, e metade para promover um passeio com os alunos com um piquenique ao ar livre numa praça da região. “Iniciamos o ano com vários planos de atividades de Educação Financeira, mas não tínhamos recurso. Planejamos com os alunos essa atividade do bazar, e a escola quase não teve despesa. Foi tudo fruto de doação e arrecadamos mil reais, que irão ajudar muito nos projetos da escola e também no passeio com a turma. Eles estão muito animados”, ressaltou.