Com o tema “Leia a cesta de dona Maricota”, a educadora Renata Ita, de São Vicente (SP), tem desenvolvido um projeto com a turma do 2º ano, da Unidade Escolar Manoel Nascimento Júnior, promovendo o contato com o alimento de forma lúdica e criativa, envolvendo até a compra na quitanda de alimentos saudáveis utilizando as américas do jogo.
Numa mesa repleta de frutas, com muitas cores e alunos empolgados no estudo da pirâmide alimentar, a lista de compras do Piquenique tem sido trabalhada com muito espaço para as crianças explorarem sobre a alimentação saudável e a importância dos cuidados com o meio ambiente.
“Meus alunos amam o Piquenique. Querem jogar todos os dias, então reservo pelo menos duas vezes na semana para trabalharmos. Já fizemos ações sobre a pirâmide alimentar, momentos com rodas de frutas, com preparo de vitaminas saudáveis, e sempre os alunos comparam com os produtos do jogo. Todos querem também ser o responsável do banco e isso tem estimulado bastante o trabalho de leitura”, ressaltou.
Segundo a educadora, um dos destaques da turma, tem sido a pequena Laurinha, de 7 anos, que possui Transtorno do Espectro Autista (TAE) e demonstra entusiasmo em participar das atividades com os jogos, principalmente como responsável pelo banco. “Eu coloco a tabela de produtos do jogo sempre projetada na lousa, e a Laurinha logo que viu ficou encantada, disse que queria comprar os produtos e pediu para ser responsável pelo banco, ela sempre faz a lista bem organizada e gosta desse momento do jogo com os colegas”, relatou Renata.