Com o tema “Universo Financeiro Familiar”, a educadora Luana Fernandes, de São Roque (SP), foi selecionada para apresentar sua experiência com as atividades com os jogos Piquenique e Bons Negócios no Congresso de Boas Práticas, realizado no dia 18 de março, na capital paulista. O trabalho escolhido, após um criterioso edital, levou aos educadores da rede uma proposta que conecta com o cotidiano dos alunos, incluindo atividades de leitura e interpretação, essenciais principalmente para a recuperação da aprendizagem, após dois anos de pandemia.
“A decisão de inserir a Educação Financeira como tema transversal no planejamento de Língua Portuguesa, foi tomada após compreender que o tema envolve diferentes aspectos do ser humano e não se restringe apenas a questões matemáticas. Consegui trabalhar habilidades de leitura, escrita, interpretação, argumentação, relacionando com situações financeiras reais. Além disso, percebi que muitos dos meus alunos já possuíam experiências com dinheiro e, portanto, a abordagem transversal permitiu a conexão entre o conteúdo escolar e suas vivências cotidianas”, destacou Luana.
A educadora agregou ao currículo escolar, com as turmas do 6º ao 9º ano, atividades envolvendo desde a produção de cordéis, de reportagens com os alunos entrevistando os familiares até um “Soletrando Batalha dos Substantivos”, utilizando o material dos jogos e trabalhando a Educação Financeira de forma transversal, seguindo as orientações que recebeu em nossas formações.