Desafio proposto em sala de aula rendeu até uma premiação com os jogos e gerou um impacto efetivo na conscientização financeira
Em Irecê (BA), a educadora Rosicleia Rodrigues organizou seus alunos da Escola Parque Municipal para a produção de seu próprio cofrinho em sala de aula, com a missão de guardarem a metade do valor de qualquer moedinha que parasse em suas mãos. Assim nasceu o projeto “Eu poupo, nós poupamos e juntos economizamos”. No final, o dinheiro arrecadado tinha um destino já traçado, em que metade seria para as crianças se autopresentearem com o saldo do “GASTAR” e a outra metade seria o saldo do “POUPAR”, onde teriam que reinvestir em outro novo cofre para realizar um sonho maior.
Os familiares também participaram da mobilização e o acompanhamento da atividade, com a missão de fotografar o momento em que o cofre fosse aberto para a contagem final dos poupadores. O resultado foi apresentado antes do recesso das férias, com aluno alcançando economia de até R$ 419,00, garantindo a primeira colocação e um jogo de Educação Financeira. Mas, o maior prêmio, segundo a educadora, foi a mudança de hábito e comportamento dos estudantes que só se fortaleceu para as atividades deste ano.
“Fiquei muito feliz com o resultado do projeto nos alunos, principalmente por perceber que foi algo que efetivamente mexeu com as crianças, muitas iniciaram o ano com recursos poupados nas férias e já perguntando se o que eles economizaram poderia contar para o desafio desse ano, aplicando o recurso no novo cofrinho. Foi maravilhoso ver que eles se esforçaram e conseguiram guardar cada centavo e com a motivação de continuar com esse mesmo hábito mesmo depois de finalizar o ano letivo”, destacou Rosicleia.
A escola aproveitou ainda o engajamento da turma nas atividades para promover uma ação solidária de doação de livros, brinquedos e alimentos não perecíveis para a APAE de Irecê, que atende crianças especiais. “Nós aproveitamos para elencar várias temáticas que pretendo dar continuidade esse ano, como a questão do consumismo, o cuidado com o desperdício, em promover a economia e sustentabilidade, isso alinhado ainda com a proposta literária da escola que estava trabalhando o livro do Pequeno Príncipe com o tema: Doação um ato de amor”, destacou a educadora.