A formação oferecida pelos mediadores de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, aos seus colegas de educação municipal chamou a atenção pela organização envolvendo todas as etapas do processo.
O resultado: 60 novos educadores formados no projeto e nada menos que 3.500 alunos já participando ativamente de atividades de Educação Financeira com jogos.
“Atendemos os 60 cursistas divididos em duas turmas. Também organizamos um cronograma detalhado, que funcionou muito bem e foi seguido por todos. Desta forma, nenhum cursista correu demais ou ficou muito atrasado nos estudos da plataforma online e das aulas assíncronas”, relata a educadora Carina Tavares, uma das responsáveis pela formação.
Conforme recomenda o IBS, os mediadores de Bragança Paulista organizaram também encontros presenciais, para que os cursistas não se prendam apenas ao estudo online e, claro, possam conhecer melhor os jogos de Educação Financeira. “Fizemos três encontros presenciais. No primeiro, incluímos também os gestores das escolas para falarmos da Educação Financeira, dos jogos e para que cada gestor incentivasse seus professores a participar. Foi um trabalho de incentivo e de estímulo para engajar todos eles”, prossegue Carina. “Tratamos muito da questão do lúdico como ferramenta essencial para o trabalho educacional. Deu muito certo, cada educador experimentou o jogo e passou a adotá-lo em sala.”
Hoje, todas as 39 escolas de Ensino Fundamental de Bragança Paulista aplicam a Educação Financeira com o jogo Piquenique para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. “Recebemos relatos de que a Educação Financeira e a utilização do jogo Piquenique provocaram mudanças de comportamento dos alunos, especialmente em relação à tomada de decisões e importância do poupar. É algo fantástico, principalmente em um cenário de atraso educacional decorrente da pandemia.”
Colega de Carina na mediação, a educadora Jacqueline Mori da Silva relata o progresso entre os alunos. “Percebemos evolução em aspectos socioemocionais, com o despertar de habilidades em todas as áreas do conhecimento a partir da resolução de situações-problema relacionadas a diversos temas.”