A Secretaria de Educação da capital mato-grossense já conta com equipe formada pelo
curso de mediadores do IBS para multiplicar o aprendizado com os jogos
O Instituto Brasil Solidário (IBS) foi um dos convidados para abrir a programação que marcou o início do ano letivo nas escolas de Cuiabá, Mato Grosso, dia 26 de janeiro. No evento, o professor Nacir Garcia, do IBS, apresentou a palestra “Educação Financeira como tema transversal para além do componente curricular de matemática”, com transmissão ao vivo pelo portal Escola Cuiabana para toda a rede do município. Os educadores do município tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto e o material pedagógico dos jogos Piquenique e Bons Negócios, que já foram entregues nas 87 escolas públicas da região.
O professor Nacir, cuja palestra contou com mais de mil visualizações, reforçou a importância de trabalhar técnicas pedagógicas voltadas para a alfabetização em Educação Financeira desde os primeiros anos escolares, trazendo a família para o processo de ensino e aprendizagem fomentado na escola.
“Nenhum indivíduo nasce consumista. Somos todos influenciados, por isso a Educação Financeira precisa chegar antes da matemática, pois o comportamento já está sendo moldado antes do início dessa disciplina na escola”, disse Nacir Garcia. “O ambiente familiar também é muito importante nesse processo. Os familiares precisam participar como parceiros, acompanhando e ajudando no planejamento dessas propostas na escola.”
Segundo o educador David Rodrigues, que atua como assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e participou do curso de Mediadores do IBS, estão sendo preparados diversos encontros formativos para os professores no decorrer do ano. Serão aproveitados os materiais disponibilizados na plataforma assíncrona de Educação Financeira, com todo o suporte necessário para a multiplicação das atividades nas escolas.
“Pela Secretaria de Educação estamos planejando vários encontros formativos para capacitar os educadores sobre o tema e o uso dos jogos, aproveitando todo o material da plataforma assíncrona do IBS”, explicou Rodrigues. “Nosso objetivo é que os profissionais que realizaram o curso ano passado sejam multiplicadores do conteúdo em sua escola, levando esse conhecimento para toda a comunidade escolar e contribuindo para a formação de cidadãos com capacidade de planejar a sua vida e tomar boas decisões financeiras.”