O Instituto Brasil Solidário (IBS) participou, como palestrante convidado, do 16º Fórum Alianza Latina, evento internacional realizado entre os dias 23 e 26 de novembro. Na edição deste ano, o Fórum teve como tema principal “As melhores práticas para o Terceiro Setor na saúde”, reforçando o impacto do trabalho e da cooperação promovida em rede, com apoio das iniciativas sociais.
No Workshop sobre “Educação Financeira x Saúde – A importância do planejamento familiar e de gestão”, o diretor presidente do IBS, Luis Salvatore, compartilhou propostas pedagógicas que utilizam os jogos Piquenique e Bons Negócios nas escolas públicas. Tais jogos já possuem repercussão internacional e têm viabilizado grandes resultados na mudança de comportamento e no olhar sobre o planejamento financeiro das comunidades, de forma consciente, racional e sustentável.
“O planejamento financeiro permite ter um panorama detalhado da situação econômica e analisar passos para a conquista de objetivos com segurança. Uma pessoa bem organizada financeiramente está mais bem preparada para lidar com o inesperado. Por meio da proposta com os jogos de Educação Financeira, temos trabalhado conceitos e pilares fundamentais para o raciocínio financeiro, que tem ajudado muitas famílias e comunidades beneficiárias do projeto”, ressaltou Luis Salvatore.
A apresentação do IBS no Fórum contou ainda com a participação da equipe de coordenação e formação do Instituto. A diretora Danielle Haydée, as coordenadoras Aline Paraschin e Rayane Oliveira, além do consultor financeiro e Formador do Curso de Educação Financeira do IBS, Nacir Garcia Junior, também participaram, debatendo sobre as contribuições de impacto social promovidas pelas ações do projeto.
Durante o evento, foi enfatizada a expansão da proposta com jogos para os próximos anos, já ofertando a adesão do Piquenique e do Bons Negócios tanto em Português, como em Espanhol.
A Alianza Latina, representada pela ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), é uma rede atualmente composta por mais de 100 associações e membros que operam em 20 países (17 deles na América Latina), Estados Unidos, Espanha e Portugal. Trata-se de um canal importante para o IBS fortalecer o diálogo e a articulação das atividades em outras fronteiras, dentro do contexto de expansão já iniciado com bons resultados nas escolas de Santiago, no Chile.