Que tal uma produção divertida de cofrinhos sustentáveis com material reciclado, que pode ser trabalhada em sala de aula e também em casa, com toda a família?
O educador Hélio Costa, Coordenador de Projetos da Secretaria Municipal de Porto Nacional (TO), aproveitou a ideia das atividades de Educação Financeira, que utilizam os jogos de forma didática, lúdica e criativa, para reunir a criançada e produzir uma “Casa da Moeda”. As filhas do professor, de 2 e 4 anos de idade, já entenderam sobre a importância de poupar as moedinhas das compras do dia a dia em casa.
Hélio participou da Formação EaD de Educação Financeira e disse já estar planejando várias atividades com o tema nas escolas da rede municipal, incluindo algumas ações de Educação Ambiental. O desenvolvimento de cofrinhos sustentáveis, com garrafas PET e materiais reaproveitados, contou com a inspiração das filhas e agora vai ser aplicado entre os alunos.
“Fiz a Formação EaD do IBS e alguns outros cursos com foco em empreendedorismo, pois gosto muito de ler sobre finanças. Quero muito mobilizar essas propostas de Educação Financeira aqui na rede municipal, essa ideia dos cofrinhos eu acho muito interessante não só pela ideia de reforçar sobre o poupar, mas pela produção sustentável de reciclagem de materiais e pode ser feito em família, as crianças podem brincar fazer um animalzinho, aqui em casa fiz um cavalinho, mas elas podem soltar a imaginação nessa atividade”, destacou.
O educador ressaltou que em casa a proposta foi muito bem aceita pelas duas filhas. A mais velha já está se planejando para as compras que poderão ser feitas quando o cofrinho estiver todo preenchido. Ele reforçou que tem acompanhado todos os projetos da Secretaria de Educação e tem se planejado para implantar mais atividades junto aos coordenadores e gestores da rede municipal.