Os profissionais do Sistema Municipal de Educação de São José de Piranhas, município paraibano, contaram em outubro com um encontro virtual com a equipe IBS. O encontro teve como objetivo mobilizar os educadores e apresentar a todos a proposta dos jogos de Educação Financeira.
O evento, realizado no dia 08 de outubro, foi fomentado pelos próprios educadores que já participaram da formação EaD em Educação Financeira, e que a partir de agora atuarão como multiplicadores de conhecimento. O professor Nacir Garcia Júnior, orientador em Educação Financeira e Planejamento Financeiro Existencial do Instituto Brasil Solidário participou do encontro online.
Segundo Fabiana Inácio, Secretária de Educação de São José de Piranhas (PB), os educadores que participaram da Formação EaD já estão articulando grupos de multiplicadores para a expansão do projeto em toda a rede, reforçando a importância de inserir essa temática de forma transversal no currículo escolar.
“Nós entendemos a importância da Educação Financeira aqui para o município e incluímos a proposta no ciclo de formação dos professores. Acredito que a participação do professor Nacir no encontro trouxe uma contribuição, uma fala muito importante de motivação para todos os educadores”, disse Fabiana. “Já estamos com um calendário de formações sendo realizadas durante toda a semana pelos educadores que participaram do curso EaD e vão replicar e socializar esse aprendizado com os demais, com uma carga horária de 10 horas na semana dedicadas a essa atividade.”
Para Elivauma Fernandes, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação do município, o evento conseguiu não só tirar as dúvidas e apresentar todas as orientações sobre a utilização dos jogos, como também promover conhecimento e reflexões sobre a importância de se trabalhar desde cedo a Educação Financeira nas escolas e na família.
“Continuaremos plantando as sementes recebidas pelo IBS, com a multiplicação do conhecimento para todos os professores, coordenadores e gestores. Nós sabemos que o espaço da escola é extremamente propício para despertar essa consciência e conhecimentos acerca da temática, e, com os jogos, podemos promover as atividades de forma interdisciplinar e transversal, como é proposto na BNCC”, explicou Elivauma.
A equipe que participou das formações do Instituto Brasil Solidário planejou um cronograma de atividades com propostas para dois grupos simultâneos: um grupo com os professores da Educação Infantil, EJA e anos iniciais, e outro com os professores dos anos finais. Os dois grupos terão a presença de coordenadores e gestores da rede municipal de ensino.