Falar sobre Educação Financeira é também promover a valorização da cultura local e o despertar para novas oportunidades de geração de renda. Tudo por meio de práticas que fazem parte da realidade dos alunos, de seus familiares e comunidade.
Em Beberibe (CE), a Escola Germano José do Nascimento promoveu um mês de atividades sobre o cooperativismo. O material lúdico dos jogos Piquenique e Bons Negócios foi agregado ao trabalho com os alunos do 6º ao 9º ano. Com isso, no contexto do cooperativismo, os jovens foram apresentados aos conceitos do poupar, empreender e investir, aprendendo os passos para um bom planejamento financeiro.
Segundo a educadora Xênia Cardoso, os jogos possibilitaram uma atividade prática e dinâmica com as turmas, com exemplos e orientações de como é a organização de uma pequena cooperativa.
“Nós desenvolvemos um trabalho na escola sobre o cooperativismo, abordando aspectos da nossa economia local, da cultura dos moradores, como a pesca artesanal. São atividades da nossa região e que podem gerar renda para as famílias. Dentro dessa proposta, os alunos participaram das atividades utilizando os jogos de Educação Financeira, entendendo como usar o dinheiro de forma mais rentável. Eles fizeram uma atividade prática de como se organiza uma cooperativa”, explicou a educadora.
A atividade conseguiu incorporar o tema de forma interdisciplinar com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, dando a eles a oportunidade de montarem suas próprias estratégias de empreendedorismo, com a produção artesanal que poderia ser desenvolvida na comunidade.