As formações EaD em Educação Financeira têm proporcionado novas oportunidades não apenas em sala de aula. Os educadores que participam do curso utilizam o aprendizado tanto para o crescimento profissional como pessoal, encontrando um leque de possibilidades a partir da mudança de planejamento e comportamento financeiro.
Para a educadora Jovina Timbó, de Tamboril (CE), a formação mudou o olhar para as possibilidades de empreender e trabalhar com vendas. Ela despertou para os processos de organização, de economia e entendeu os caminhos para um planejamento de forma consciente e programada.
“Com o aprendizado absorvido durante o curso Educação financeira, eu desenvolvi um outro olhar em relação ao mercado de vendas. Antes eu era uma pessoa muita vazia sobre esse assunto. Hoje, me sinto preparada, com uma outra visão”, agradeceu Jovina. “Me tornei uma consultora de cosméticos e já comecei a oferecer meus produtos no espaço digital.”
Já em sala de aula, a professora destaca que o projeto tem viabilizado aulas mais dinâmicas e criativas, contribuindo também para uma prática pedagógica atrativa.
“Nas atividades pedagógicas, os jogos trouxeram aspectos fundamentais para nós educadores, transformando completamente a nossa maneira de repassar não só o conteúdo de matemática financeira, mas sim toda a prática educacional para os educandos. Isso vem transformando gradativamente as concepções de abordagem perante o contexto social vivenciado por cada educando, conscientizando e mostrando na realidade como a educação financeira pode transformar a maneira de pensar e agir em nosso cotidiano”, enfatizou.