Dá para falar de educação financeira na aula de Ciências? Com o jogo Piquenique, não só é possível, como a aula fica ainda mais divertida e interativa, trazendo temas que fazem parte do cotidiano e da rotina dos alunos, na escola ou em casa.
Em Serra do Mel (RN), as crianças do 3º e 4º ano da escola da Vila Sergipe participaram de atividade com foco no tema “água e economia de energia”. O assunto foi escolhido a partir dos cartões e desafios retirados durante o percurso no tabuleiro do jogo Piquenique. Ou seja, de forma criativa o jogo atrai a atenção dos pequenos para conceitos essenciais sobre o consumo consciente e a importância de economizar.
Segundo a educadora Edineuma Freire, os alunos mostraram na prática, durante a rodada de jogos, que logo compreenderam a mensagem da aula. E o melhor: exibiram o aprendizado na prática, aplicando os conceitos durante as disputas do jogo.
“Aproveitei as cartinhas do Piquenique, como a carta amarela que fala da lâmpada econômica, para falar sobre a questão da energia, que está cada vez mais cara, além da questão da escassez de água. A proposta foi muito boa, eles entenderam rapidinho, perceberam a importância de poupar, só queriam comprar os itens mais baratos. Teve aluno que achou o preço do chocolate muito caro e logo escolhia as frutas. Há muito o que se explorar com esse jogo”, ressaltou a professora.
Edineuma aproveitou a mesma proposta com os alunos de outra escola, na Vila Rio Grande do Norte, expandindo as atividades para outras turmas dos anos iniciais, que estão trabalhando essa temática com acesso aos jogos de Educação Financeira.