“Estado contou com 13 municípios encerrando o primeiro ciclo de formações em Educação Financeira”
Os últimos meses foram marcados por um salto de grande representatividade na expansão do projeto com os jogos de Educação Financeira, alcançando o Sul do país. O Rio Grande do Sul, inclusive, já conta com 13 municípios encerrando o primeiro ciclo de formações entre escolas estaduais e municipais.
O contato com os municípios gaúchos foi impulsionado pelo Instituto Venturi para Estudos Ambientais, parceiro do IBS, que identificou a transversalidade das atividades dos jogos, com temas sobre sustentabilidade, cidadania e economia. Posteriormente, foi possível avançar para mais territórios, em diálogo com a 10º Coordenadoria Regional de Educação – CRE, agregando as escolas estaduais nas atividades do projeto
Com os jogos já entregues em todas as 217 escolas atendidas nessa etapa do projeto, as ações têm se multiplicado com forte engajamento entre todos os atores da educação local: dos gestores e educadores, passando por toda a comunidade escolar.
Todos realizaram várias atividades, com muito planejamento, para incluir os jogos Piquenique e Bons Negócios de forma interdisciplinar nas propostas pedagógicas desde os primeiros anos escolares até as turmas do ensino médio. As atividades já atingem uma rede com 6.479 educadores e 67.518 alunos, graças à rede de multiplicadores formada nas oficinas EaD do Instituto Brasil Solidário.
Para a professora Luciane Dutra Ribeiro, da EMEF Ulysses Leonel de Gasperi, de Bento Gonçalves, a formação foi muito proveitosa. Foram realizadas reflexões sobre planejamento financeiro, consumo consciente, entre outros temas tão importantes para a manutenção da saúde física e mental, que são tão pouco abordados na escola. “Com os jogos Piquenique e Bons Negócios, é possível se debruçar sobre escolhas cotidianas que nos levam ao sucesso ou ao fracasso e que remetem à vida real. O curso realmente altera nossa percepção e a maneira com que lidamos com nossos recursos financeiros”, disse.
Segundo a professora Tatiane Augusta Cristofoli, da EMEF General Rondon, de Bento Gonçalves, o conteúdo do projeto vai agregar autoconhecimento à vida dos alunos e educadores na própria percepção de escolhas do cotidiano.
“O curso foi de grande valia para prática em sala de aula, capacitando a escola a trabalhar a sustentabilidade financeira, buscando formar os nossos alunos para a cidadania, ensinando a consumir e a poupar de forma consciente e responsável. Agora, acreditamos que esses conhecimentos se reflitam nas escolhas e na vida das famílias, gerando assim a mudança de atitude e aumentando a qualidade de vida da nossa comunidade”.